22.6 C
São Paulo
quarta-feira, maio 14, 2025
spot_img

Três enólogas da Serra Gaúcha lançam vinho colaborativo

Rótulo ‘3 Enólogas’ conta com seis uvas escolhidas pelas profissionais da Região dos Altos Montes Fabiane Veadrigo, Graziela Boscato e Janaína Massarotto

Três taças. Três histórias. Três enólogas. Um brinde à essência feminina. Seis castas. Um vinho. É do rótulo intitulado ‘3 Enólogas’ que as profissionais da Região dos Altos Montes Fabiane Veadrigo, Graziela Boscato e Janaína Massarotto solidificaram, em formato líquido, a parceria no mundo do vinho e a amizade. As enólogas, à frente, respectivamente, das vinícolas Famiglia Veadrigo, Caetano Vicentino e Marzarotto uniram suas castas favoritas – seis no total –, e criaram um vinho que homenageia não apenas a força e potência das mulheres, mas também a sororidade e a diversidade do feminino no mundo do vinho.
Trata-se de um rótulo tinto com personalidade e potencial de guarda. O Corte I, como é chamada essa primeira edição do vinho, conta com Tannat, Touriga Nacional, Merlot, Cabernet Franc, Pinot Noir e Sangiovese. “Cada enóloga elegeu duas variedades. Unimos não apenas nossos vinhos, mas nossos conhecimentos, saberes e experiências para criar um vinho inédito e que traz toda a complexidade da mulher”, destaca a enóloga Fabiane Veadrigo.
Além da amizade e parceria profissional, as enólogas compartilham de mais uma afinidade: as três já foram representantes de seus municípios em festas típicas que enaltecem cultura, história e, claro, vinhos. Graziela foi princesa da Festa dos Produtos Coloniais (Feprocol) de Nova Pádua em 2000, e Fabiane e Janaína rainhas da Festa Nacional da Vindima (Fenavindima) de Flores da Cunha, em 2007 e 2015, respectivamente. Representatividade que conferiu às profissionais especial atenção ao perfil dos seus consumidores.
Segundo a Associação Brasileira de Enologia (ABE), atualmente pouco mais de 20% do grupo de associados é composto por mulheres. Espaço que ano após ano se torna mais representativo, destacando que produtoras, sommeliers e empresárias estão atraindo o olhar dos consumidores com rótulos que trazem inovação e diversidade ao mundo do vinho, muito além da alta qualidade e inovação da indústria. “O vinho 3 Enólogas surgiu com o objetivo de nos fortalecermos enquanto mulheres inseridas no mundo do vinho. Queremos ampliar o consumo do vinho entre o público feminino, trazendo reconhecimento e empoderamento feminino, para todas”, valoriza Janaína Massarotto.
O ‘3 Enólogas’ foi lançado oficialmente durante a Wine South America 2025, em Bento Gonçalves. Sua comercialização ocorre no varejo das vinícolas Famiglia Veadrigo, em Flores da Cunha, e Caetano Vicentino e Marzarotto, localizadas em Nova Pádua.
Sobre o Blend
O 3 Enólogas conta com um corte composto por seis uvas, com diferentes percentuais que não serão divulgados pelas enólogas. “Cada uma de nós trouxe duas castas que, juntas, somam pontos fortes e harmonizam características. Da Ceatano Vicentino, somamos o Tannat como uma das bases para adicionar estrutura, taninos mais firmes e complexidade ao blend, sem deixar o vinho excessivamente pesado. Também o Touriga para dar aromas florais, de fruta escura e uma acidez vibrante, sem perder o caráter encorpado”, explica Graziela Boscato.
Da Marzarotto somaram-se a casta Merlot, trazendo suavidade, corpo e equilíbrio ao vinho. Cabernet Franc com frescor, ervas e elevada acidez, ajudando a balancear a estrutura da base. Já da Famiglia Veadrigo veio delicadeza, fruta fresca e taninos sutis, conferindo leveza ao conjunto com Pinot Noir e, para completar o corte com acidez marcante e notas de cereja ácida, a Sangiovese, mantendo o vinho vibrante.
Arte e toque feminino também no rótulo
Se este vinho já é arte em forma de elaboração enológica, a apresentação do ‘3 Enólogas’ não é diferente, e leva um rótulo exclusivo que apresenta os traços da artista plástica Alessandra Pauletti. Três deusas lado a lado, trazendo uma perspectiva única, assim como cada enóloga trará sua perspectiva ao vinho. “A Fabiane, a Janaína e a Graziela têm seus perfis representados sob a perspectiva do vinho, unindo-se, mais uma vez, em um desenho de narrativa visual rica e multifacetada, celebrando a diversidade e a maestria das enólogas na arte da vinificação”, descreve a artista.
Deusas da Leveza e Aromas Frutados, do Envelhecimento e Complexidade, e do Terroir e Autenticidade unidas, em barricas e identidade, representando harmonia e também complexidade a este vinho que é uma verdadeira obra de arte e deixa Baco, o deus romano dos vinhos, com ciúmes!

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias