Home » DESTAQUES » Turismo será tema de Jornada promovida pela Setur-RJ em parceria com Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ

Turismo será tema de Jornada promovida pela Setur-RJ em parceria com Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ

Palestras começam dia 13 de abril e se estendem até 29 de junho

Com a finalidade de promover o alinhamento técnico necessário para uma gestão eficiente do turismo local e regional, a Secretaria de Estado de Turismo, a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) e a Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) vão dar início à “Jornada de Alinhamento Técnico”. O projeto faz parte do Programa de Excelência em Capacitação para a Gestão do Turismo Fluminense e é voltado aos gestores municipais das cidades do estado.

Para o secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, a jornada preenche uma lacuna essencial para o desenvolvimento do turismo: a capacitação. “Sabemos da dificuldade dos representantes do turismo do interior em participar de cursos ou palestras que tragam conteúdos importantes para o gerenciamento da atividade turística em suas cidades. Os encontros virtuais que estamos proporcionando são gratuitos, conduzidos por professores renomados e, com certeza, uma importante ferramenta para esses profissionais, que terão a oportunidade de se aprofundarem em questões ligadas ao planejamento do setor”, diz o secretário.

De acordo com o Conselheiro substituto do TCE-RJ, Christiano Lacerda Ghuerren, Presidente do Conselho Superior da ECG/TCE-RJ, “esta ação está em linha com as Diretrizes de Gestão do TCE-RJ para o biênio 2021-2022, que visa criar estímulos ao controle social por intermédio de orientações aos Conselhos Municipais de Turismo, ajudando a estabelecer pontes de satisfação entre as demandas da sociedade e as ações dos gestores públicos. Esta capacitação fortalece a parceria entre a Setur e o TCE-RJ, por meio da sua Escola de Contas e Gestão, para proporcionar qualificação profissional aos agentes públicos do setor de turismo”.

Entre as palestras que fazem parte do programa da Jornada estão “Papel e Importância dos Órgãos Municipais de Turismo e dos COMTURS”, “Planejamento do Turismo” e “Elaboração de Projetos de Turismo”. Haverá ainda aulas em que os temas serão sobre segmentação de mercado, marketing turístico, levantamento da oferta turística, eventos turísticos e possibilidades na retomada.

As inscrições começaram dia 31 de março e serão encerradas em 4 de abril. As palestras virtuais serão realizadas às terças-feiras, das 10h às 12h30, do dia 13 de abril a 29 de junho deste ano, pela plataforma Zoom. Aqueles que se matricularem receberão, no dia 12 de abril, o link para participação nas palestras e um certificado ao final, caso obtenham frequência mínima de 80% nas aulas. A carga horária total é de 30 horas.

A “Jornada de Alinhamento Técnico” tem como público-alvo dirigentes e servidores municipais de turismo e de órgãos afins; representantes dos conselhos municipais de turismo e de instâncias de governança regionais de turismo; empresários e empreendedores do setor; participantes do Programa Excelência. O projeto conta com a parceria da Universidade Federal Fluminense – UFF, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e Sebrae-RJ.