Vale dos Vinhedos brinda primeira participação na ProWine
Nove vinícolas de uma das mais notórias regiões produtoras do país participam da maior feira de vinhos das Américas, em São Paulo, através da Aprovale
Uma das mais tradicionais regiões produtoras de vinhos do Brasil, o Vale dos Vinhedos ergue um brinde coletivo para degustar sua participação pela primeira vez na ProWine São Paulo, principal feira profissional do setor das Américas. Por meio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), nove vinícolas da primeira região brasileira a obter o reconhecimento como Denominação de Origem (DO) para seus vinhos e espumantes apresentarão mais de 70 rótulos no evento, entre os dias 1º e 3 de outubro, na Expo Center Norte.
É um panorama da produção do Vale, que envasa uma média de 10 a 12 milhões de garrafas por ano, a partir de um recorte focado nas marcas Ales Victoria, Dom Eliziário, Peculiare Vinhos Únicos, Vallontano Vinhos Nobres, Vinhos Don Laurindo, Vinhos Larentis, Vinícola Dom Cândido, Vinícola Terragnolo e Vinícola Torcello. Em cada uma delas, importadores, distribuidores, sommeliers e varejistas encontrarão o terroir do Vale expresso com a intensidade da primeira região do país a ser reconhecida como Indicação Geográfica.
A participação coletiva traz à tona o associativismo que marca a trajetória de quase 30 anos da Aprovale como organização criada para elevar o padrão do vinho do Vale dos Vinhedos ao patamar da excelência. “Estar presente, dessa forma, com um estande coletivo em um dos mais relevantes encontros do negócio do setor, mostra a maturidade não só da associação, mas do Vale dos Vinhedos e de seus estabelecimentos em busca da ampliação de sua representatividade nacional na condição de destino enoturístico e, principalmente, referência na elaboração de vinhos e espumantes de qualidade diferenciada”, observa o vice-presidente da entidade, André Larentis.
Vinho da D.O. é destaque
Esse espírito de união que move a Aprovale também estará materializado em um produto. Um dos destaques da participação da entidade no encontro será o lançamento do primeiro vinho coletivo com D.O. do Brasil. O rótulo, denominado 10 Lotes D.O.V.V., vem sendo comercializado desde meados de junho, mas ganha na feira sua apresentação oficial. O varietal celebra a Merlot, casta emblemática da D.O. do Vale, reunindo frações de vinhos de 10 vinícolas – Ales Victoria, Almaúnica, Casa Valduga, Dom Cândido, Don Laurindo, Miolo, Peculiare, Pizzato, Terragnolo e Larentis – elaborados com uvas das ótimas safras de 2020, 2021 e 2022.
O vinho, seguindo os mesmos critérios que balizam a D.O. Vale dos Vinhedos, só chegou aos consumidores após aprovação unânime em degustação conduzida pelo Conselho Regulador da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos. Embora vendido exclusivamente para pessoas físicas ou CNPJ de revenda, o vinho terá seis sessões de degustação na feira. A Aprovale colocará o exclusivo vinho nas taças para grupos de até 10 pessoas, duas vezes por dia, às 14h30min e às 16h30min, com inscrições antecipadas pelo fone/whats (54) 2209-0018 ou e-mail faleconosco@valedosvinhedos.
Foram elaboradas apenas 3 mil garrafas desse vinho de coloração vermelho rubi intensa, com tons violáceos e aromas que exalam frutas negras, mentolado e especiarias em geral. Em boca, tem excelente volume, boa persistência e taninos maduros e macios, sendo um vinho elegante e com ótimo potencial de guarda. O vinho está sendo vendido pelo WhatsApp (54) 2209.0018 ou através do site www.valedosvinhedos.com.br/
Sobre a Aprovale
A formação da Aprovale, em 1995, está diretamente ligada ao desenvolvimento da qualidade do vinho brasileiro e à expansão do enoturismo no país. Por meio da entidade, o Vale dos Vinhedos foi a primeira região do país a ser oficialmente reconhecida como Indicação Geográfica, o que permitiu a pioneira concessão para seus vinhos e espumantes dos selos de Indicação de Procedência, a partir de 2002, e de Denominação de Origem, desde 2012. Tais conquistas ajudaram a tornar o Vale, cujo território da IG compreende áreas dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, na Serra Gaúcha, o maior destino enoturístico do Brasil. A Aprovale atua, portanto, também para promover o desenvolvimento sustentável do lugar, atuando na preservação do Vale como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul, de modo a proteger paisagem e tradições. Atualmente, a Aprovale conta com 90 associados, sendo 30 deles de vinícolas. O roteiro conta, ainda com restaurantes, agroindústrias, hotéis e pousadas, além de outros atrativos.