Conheça cinco rótulos que combinam perfeitamente com altas temperaturas: espumantes, blends, rosés e até tintos podem e devem ser apreciados na estação
A partir de 22 de dezembro, a temporada de verão está oficialmente aberta e, nesse clima de temperaturas nas alturas, os vinhos se tornam mais acessíveis, o que é mais um bom motivo para apostar em rótulos que podem ser apreciados mais geladinhos. “A leveza da estação pede vinhos de pouco corpo e a tônica passa a ser a acidez destacada, que, aliada a baixa temperatura, vai trazer a tão desejada sensação de refrescância”, comenta Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.
As borbulhas ganham ainda mais destaque e são muito bem representadas por exemplares como o Espumante Charles Ranville Cuvée Rosé Brut, produzido pela renomada Veuve Ambal. Elaborado pelo Método Tradicional, com a uva Tempranillo vinificada em rosé, é um vinho marcante com boa acidez e frescor. Após nove meses em contato com suas borras, este espumante adquire estrutura cremosa e complexidade de aromas e sabores, revelando nuances frutadas persistentes. É uma escolha perfeita para acompanhar as mais diversas refeições.
https://www.wine.com.br/
Na categoria dos vinhos brancos, clássicos do verão, a dica é o Faisán Chardonnay Sauvignon Blanc 2023, um blend das duas uvas brancas mais tradicionais no mundo dos vinhos, que traz a belíssima expressão do terroir uruguaio da Finca Traversa. Com aromas e sabores cítricos e tropicais, é ideal para ser degustado à beira-mar ou na beira da piscina, com uma playlist bem animada.
https://www.wine.com.br/
Os rosés também combinam perfeitamente com o Verão, além de encantarem pelo visual, sempre com uma tonalidade delicada e brilhante, que chama a atenção e torna as taças ainda mais desejadas. O Dark Horse Rosé 2019 vem diretamente da Califórnia para conquistar nossos corações. Um blend bem inusitado e saboroso, que combina as tintas Barbera, Tempranillo e Grenache, com um toque da cítrica Pinot Gris, resultando em aromas e sabores que remetem às frutas vermelhas frescas e toranja, com frescor delicioso.
https://www.wine.com.br/
Os amantes dos vinhos tintos também têm espaço na estação quente e podem optar por exemplares mais leves e frutados que podem ser apreciados mais fresquinhos, numa temperatura média de 14 °C. O Frisante Botticello Lambrusco I.G.T. dellEmilia Rosso Amabile, por exemplo, é uma boa pedida para acompanhar uma tábua de frios, com queijos e embutidos, num momento bem descontraído.
Outra boa opção é o siciliano Cardilla Frappato I.G.P Terre Siciliane 2021, que traz uma uva de acidez notável e notas de frutas vermelhas, com destaque para as cerejas, além do perfume de especiarias. Aromático, de coloração escura e taninos discretos, faz uma bela companhia numa noite temática com inspiração nas cantinas italianas e diferentes sabores de bruschettas e pizzas.
https://www.wine.com.br/
Dicas certeiras para as mais diversas ocasiões e paladares. É só separar a taça e escolher o exemplar que vai refrescar seus dias mais quentes!