Home » DESTAQUES » Workshop Gastronômico mistura excelência da prática francesa com os ingredientes do Nordeste

Workshop Gastronômico mistura excelência da prática francesa com os ingredientes do Nordeste

O Workshop Gastronômico “França no Prato”, com a presença do chef francês Patrick Chabassier, em João Pessoa, na semana passada, teve repercussão bastante positiva no segmento gastronômico local em razão da transferência de conhecimento das técnicas praticadas na França no preparo de pratos, buscando utilizar ingredientes tipicamente do Nordeste.

O presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa (SEHA JP), Graco Parente, disse que João Pessoa tem se desenvolvido muito no setor de gastronomia, com uma extensa variedade de ingredientes, mas que é necessário se fazer uma reciclagem permanente e a França sempre foi reconhecida como uma das melhores gastronomias do mundo.

Durante o workshop, segundo Graco Parente, os empresários e colaboradores de muitas empresas no setor de alimentação fora do lar tiveram a oportunidade de dialogar com o chef Patrick de uma forma bastante didática. O palestrante utilizou uma série de ingredientes, que foram aplicados ao preparo dos pratos com as técnicas consideradas as mais atualizadas da França.

Graco Parente admite que a Paraíba, assim como todo o Nordeste, tem insumos ricos em sabores e diversidade, mas ainda é carente em relação às técnicas de preparo dos alimentos. O intercâmbio, na opinião dele, é pertinente, tendo em vista os empresários buscarem diferenciais que atraiam a clientela, principalmente, nesse período em que a economia tem punido tanto empresários como consumidores.

“Com a economia desfavorável, temos que tentar investir no conhecimento, buscar melhorar nossas técnicas no preparo dos alimentos e prestar um serviço com padrão de qualidade ainda maior. Temos que buscar alternativas para sair desse momento de dificuldade para todos”, pontuou o empresário.

Na opinião de Graco Parente, o workshop foi um sucesso. “Conseguimos colocar a excelência das técnicas da cozinha francesa na mistura de sabores que só o nordeste brasileiro tem. Foi um intercâmbio de ideias, experiências e sabores muito produtivo”, avaliou.