Estrelas de hotéis são mais confiáveis que sites de viagem
Hoje temos no Brasil aproximadamente 25.600 meios de hospedagem que até então faziam a sua própria classificação. Sem uma determinação clara da lei, os hóspedes ficavam à mercê da autoavaliação realizada por cada estabelecimento.
Um inconveniente para o turista que pagava por um hotel com acomodações inferiores ao que fora anunciado e para os hoteleiros que tinham os seus meios de hospedagem equiparados de forma desleal. As avaliações de uma pousada e de um hotel “luxo”, por exemplo, eram feitas da mesma forma.
As estrelas voltaram a ter sentido com a Política Nacional do Turismo (lei nº 11.771), que foi sancionada em 2008 e, posteriormente, instituída pelo decreto nº 7.500/2011. A lei que prevê o estabelecimento de normas de classificação dos meios de hospedagem deu origem ao SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem).
Hoje, o ministério do Turismo é o único que pode determinar o número de estrelas de cada estabelecimento. Um avanço, pois os grandes eventos que o país irá sediar virão acompanhados de um grande número de turistas que terão um instrumento de confiança para fazer a escolha do hotel, assegurados por um orgão do governo.