Home » Notícias » Mercure Salvador Rio Vermelho é o primeiro hotel do Nordeste a receber certificação Green Key

Mercure Salvador Rio Vermelho é o primeiro hotel do Nordeste a receber certificação Green Key

O SELO RECONHECE O COMPROMISSO DO HOTEL COM A SUSTENTABILIDADE E PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS

O SELO RECONHECE O COMPROMISSO DO HOTEL COM A SUSTENTABILIDADE E PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS

São Paulo, 15 de abril de 2024 – O Mercure Salvador Rio Vermelho, hotel localizado na Bahia e parte do portfólio da Accor, alcançou um marco significativo ao conquistar a certificação socioambiental Green Key, tornando-se o pioneiro na região Nordeste a obter o selo de reconhecimento internacional. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu nesta quinta-feira, 11 de abril, e reuniu representantes do hotel e do Green Key.

A conquista é resultado da colaboração entre a Accor e associações globais reconhecidas pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC), as quais avaliam os estabelecimentos em quatro pilares fundamentais da sustentabilidade: gestão sustentável, impactos ambientais, impactos culturais e impactos socioeconômicos. Tais critérios são confirmados por auditorias independentes conduzidas por terceiros, garantindo a integridade das práticas hoteleiras.

Com mais de 5.000 estabelecimentos certificados em 60 países, o Green Key é o principal selo de excelência no campo da responsabilidade ambiental e operação sustentável dentro da indústria de turismo e hospitalidade. No Brasil, o Programa é coordenado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). O processo de certificação propõe um grande número de critérios, divididos em 13 temas principais que abordam aspectos relacionados à gestão ambiental, conservação de energia, gestão de resíduos, conservação da água, entre outras práticas sustentáveis.

Daniel Betiol, gerente do Mercure Salvador Rio Vermelho, comenta que “receber a certificação Green Key é mais do que uma honra, é uma validação de nosso compromisso incansável com práticas ambientais responsáveis e gestão eficiente de recursos. Ao nos tornarmos o primeiro hotel no Nordeste a alcançar este marco, não apenas abrimos novos horizontes para o turismo sustentável na região, mas também lideramos pelo exemplo, inspirando outros a seguir nosso caminho. À medida que avançamos em direção ao futuro, renovamos nosso compromisso de continuar sendo um líder em práticas sustentáveis e um lugar acolhedor para todos os nossos hóspedes e comunidade local”.

Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas, na divisão Premium, Midscale & Economy, ressalta a contribuição da Accor com o desenvolvimento sustentável. “Estamos avançando fortemente com as certificações sustentáveis em nossos hotéis com a meta de certificar todos os empreendimentos da rede nas Américas até 2026. Ao celebrarmos o marco do primeiro hotel certificado pela Green Key na região Nordeste, reforça ainda mais o nosso compromisso de contribuir para zerar as emissões de carbono globalmente até 2050 e reduzir nossas emissões absolutas até 2030”.

Leana Bernardi, coordenadora nacional do Green Key, também destaca a importância dessa realização. “Estamos firmemente convencidos que os esforços para reduzir a pegada ambiental na indústria hoteleira desempenham um papel crucial na preservação das belezas naturais de nosso país. Observamos um interesse crescente entre turistas, gestores de estabelecimentos turísticos e autoridades públicas nessa direção. Além de ser um indicador de comprometimento das instituições com a sustentabilidade, o programa responde de maneira proativa à crescente demanda de turistas conscientes que buscam opções de hospedagem com valores ambientais, sociais e responsáveis”.

Sobre Mercure

Inspirados em Mercúrio, o deus romano dos viajantes, os hotéis Mercure oferecem muito mais do que um lugar para encontrar conforto e dormir – são um portal para a descoberta, um trampolim para a exploração. Desde a sua fundação em 1973, o Mercure orgulha-se de oferecer padrões de alta qualidade com uma verdadeira abordagem local. Através do seu programa “Discover Local”, o Mercure recebe seus hóspedes – seja no Rio, Paris, Bangkok ou qualquer outro destino global – e mergulha-os instantaneamente numa atmosfera de inspiração local. Tudo, desde o design decorativo até a nossa paixão pelas descobertas gastronômicas locais, está enraizado nas características únicas de cada destino. Os hotéis Mercure estão convenientemente localizados nos centros das cidades, à beira-mar ou nas montanhas, com mais de 950 hotéis em mais de 60 países. Mercure faz parte da Accor, um grupo líder mundial em hospitalidade com mais de 5.500 empreendimentos em mais de 110 países, e uma marca participante do ALL – Accor Live Limitless – um programa de fidelidade que oferece acesso a uma ampla variedade de prêmios, serviços e experiências.