Home » DESTAQUES » Conheça São Luís (MA) pela ótica do fotógrafo francês Pierre Verger

Conheça São Luís (MA) pela ótica do fotógrafo francês Pierre Verger

Exposição com fotos inéditas de Pierre Verger disponível gratuitamente

A partir de HOJE o público pode conferir 80 registros do fotógrafo francês – alguns nunca divulgados – em sua passagem pelo Maranhão

Exposição com fotos inéditas de Pierre Verger disponível gratuitamente

A partir de HOJE o público pode conferir 80 registros do fotógrafo francês – alguns nunca divulgados – em sua passagem pelo Maranhão

A partir de hoje (terça, dia 16) uma exposição de 80 fotos do francês Pierre Verger durante sua passagem pelo Maranhão no fim dos anos 40, selecionadas pela curadora e historiadora Paula Porta, em parceria com a Fundação Pierre Verger, está disponível no site do Centro Cultural Vale Maranhão – CCVM (www.ccv-ma.org.br).

Na exposição virtual ‘Maranhão por Pierre Verger’ o público pode ver através dos registros de Verger – até agora pouco conhecidos – um Maranhão de metade do século XX, com suas tradições religiosas e atividades econômicas, em cotidiano de resistência, ampliando a compreensão sobre a religiosidade, trabalho, arte, filosofia e tantos outros aspectos formadores de nossa cultura, herança do Atlântico Negro. É um material quase todo inédito, já que apenas 20 dessas fotografias chegaram a compor exibições ou foram publicadas em livros. “Esta exposição procura ampliar o acesso do público ao acervo de imagens históricas sobre o Maranhão e, mais uma vez, celebrar a força da cultura negra em nosso país, legado de culturas africanas que ainda não conhecemos tanto como deveríamos, mas que Pierre Verger nos ajudou a enxergar, compreender e valorizar”, afirma Paula.

‘Maranhão por Pierre Verger’ tem projeto expográfico assinado pelo diretor e coordenador artístico do CCVM, o arquiteto Gabriel Gutierrez, que utilizou tecidos tingidos com cascas de mangue vermelho, numa alusão às velas das embarcações tradicionais utilizadas por pescadores do Maranhão. A produção dos tecidos foi realizada pelo Estaleiro Escola do Maranhão, unidade vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), que capacita seus alunos a atuarem na produção artesanal de embarcações, com o diferencial de disponibilizar nos cursos importante acervo de ferramentas utilizadas durante séculos na carpintaria naval do Estado.

Sobre Pierre Verger

Pierre Verger foi um consagrado fotógrafo, pesquisador, etnólogo, antropólogo e que também atuou como roteirista. Nascido em Paris, na França, iniciou sua carreira quando aprendeu a fotografar aos 30 anos. Sua obra fotográfica, baseada nas mais de 64.000 fotografias cadastradas em seu acervo, foi construída a partir das viagens que ele fez aos cincos continentes entre o ano de 1932 e o final dos anos 1970. Seus primeiros registros foram da viagem feita ao Taiti e sua primeira exposição veio a acontecer dois anos depois, em sua cidade natal. Durante sua jornada profissional, Pierre Verger despertou grande interesse pela cultura afro-baiana, investigando relações culturais e religiosas entre o Brasil e o continente africano. Tudo começou em 1935, em sua primeira viagem à África, onde passou por países como Mali, Benin, Togo, Níger e Argélia. Em 1940, chegou ao Brasil onde, seis anos depois, fixou residência na Bahia. Ao perceber a forte influência africana no estado e o papel da crença nesta resistência identitária, focou-se em documentar e pesquisar sobre a cultura afro-baiana e suas religiões. Especificamente no Maranhão, Pierre Verger chegou em 1946, no momento em que começou a se aprofundar em uma pesquisa e escrita sobre a relação África-Brasil, passando a desenvolver artigos relacionados às suas fotos. Nesta época fotografou tambores de crioulo e a festa do Divino Espírito Santo e também realizou registros foto-jornalísticos para O Cruzeiro, revista carioca, sobre a pesca do tubarão e extração do coco-babaçu. Os textos e as fotos de Verger foram publicados em mais de 100 livros, de 1936 até a sua morte, em 1996. Além destes trabalhos como fotógrafo e pesquisador, Verger participou, nos anos 70 e 80, de alguns documentários de temáticas afro-brasileiras como roteirista, entrevistado ou conselheiro científico.

Serviço

O quê: Exposição Maranhão por Pierre Verger
Quando: A partir de hoje, terça 16 de março de 2021
Onde: www.ccv-ma.org.br

Sobre o Centro Cultural Vale Maranhão

O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) é um espaço cultural mantido pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o objetivo de contribuir na democratização do acesso à cultura e valorização das mais diversas manifestações e expressões artísticas da região.